All fields are required.

Close Appointment form
  • Telefone: 11 3459-0381 Whatsapp: 11 99117-1605 Urgências: 11 99153-6003

Notícias

icon
TERAPIA OCUPACIONAL REDUZ AS READMISSÕES HOSPITALARES

Um estudo independente publicado na Medical Care Research and Review concluiu que "a terapia ocupacional é a única categoria de gastos onde a despesa hospitalar adicional tem uma associação estatisticamente significativa com taxas de readmissão mais baixas" para as três condições de saúde estudadas: insuficiência cardíaca, pneumonia e infarto agudo do miocárdio.

Os pesquisadores Andrew Rogers (Universidade Johns Hopkins), Ge Bai (Johns Hopkins), Robert A. Levin (Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland) e Gerard F. Anderson (Johns Hopkins) usaram as declarações Medicare e dados de custo para examinar a associação entre gastos hospitalares para serviços específicos e taxas de admissão de 30 dias para insuficiência cardíaca, pneumonia e infarto agudo do miocárdio. Eles avaliaram 19 categorias distintas de gastos (incluindo terapia ocupacional) em 2.791 hospitais para a análise da insuficiência cardíaca; 2.818 hospitais para a análise de pneumonia; E 1.595 hospitais para a análise do infarto agudo do miocárdio.

Os pesquisadores ressaltam que a terapia ocupacional "se concentra em uma questão vital relacionada com as taxas de readmissão”.

- O paciente pode retornar para seu domicílio com segurança?

Se a resposta for não, os terapeutas ocupacionais avaliam e abordam questões como barreiras físicas com adaptações no ambiente para a realização segura das atividades de vida diária.

Eles citam seis intervenções específicas fornecidas por terapeutas ocupacionais que poderiam reduzir as readmissões hospitalares:

·     Fornecer recomendações e treinamento para cuidadores.

·     Determinar se os pacientes podem viver com segurança independente, ou exigir mais reabilitação ou cuidados de enfermagem.

·     Abordar as deficiências existentes com dispositivos auxiliares para que os pacientes possam realizar com segurança atividades da vida diária (por exemplo, usar o banheiro, tomar banho, vestir-se, fazer uma refeição).

·     Realizar avaliações de segurança em casa antes da alta para sugerir modificações.

·     Avaliar a cognição e a capacidade de manipular fisicamente coisas como recipientes de medicação, e fornecer treinamento quando necessário.

·     Trabalhar em conjunto com a fisioterapia para aumentar a intensidade da reabilitação do paciente internado.

Os pesquisadores identificam a terapia ocupacional como "uma categoria de gastos que afeta os determinantes clínicos e sociais da saúde" e observam que "investir em terapia ocupacional tem o potencial de melhorar a qualidade dos cuidados sem aumentar significativamente o gasto hospitalar geral".

Os autores apontam que "a terapia ocupacional coloca um foco único e imediato nas necessidades funcionais e sociais dos pacientes, o que pode ser importante motor de readmissão se não for resolvido".

Frederick P. Somers, diretor executivo da Associação Americana de Terapia Ocupacional, afirmou que "os achados deste importante estudo destacam apenas um dos muitos papéis que os profissionais de terapia ocupacional estão desempenhando na melhoria da qualidade e na redução dos custos de saúde".

“O Terapeuta Ocupacional está provando ser um membro essencial de qualquer equipe multiprofissional, enfrentando com êxito as novas exigências do sistema de prestação de cuidados de saúde.”

Mais de 213.000 profissionais de terapia ocupacional em todo os EUA ajudam as pessoas ao longo da vida a ser o mais independente possível, apesar de doença, lesão ou deficiência mental. Terapia ocupacional é a única profissão que aborda as coisas que os pacientes querem e precisam fazer através do uso terapêutico de atividades cotidianas (ocupações).

No Brasil a profissão foi regulamentada há quase 5 décadas e segundo dados do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional há no país 17.662 Terapeutas Ocupacionais cadastrados até outubro de 2016.

Mais informações: A. T. Rogers et al. Maior gasto hospitalar em terapia ocupacional está associado com taxas mais baixas de readmissão, Medical Care Research and Review (2016). DOI: 10.1177 / 1077558716666981

entre em contato pelo whatsapp