All fields are required.

Close Appointment form
  • Telefone: 11 3459-0381 Whatsapp: 11 99117-1605 Urgências: 11 99153-6003

Notícias

icon
Reduza as chances de desenvolver uma demência, inclusive o Alzheimer!

O Alzheimer é um dos tipos de demência mais comuns.

Apesar de ser uma doença crônica, ou seja, que não tem cura, ela pode ser prevenida e ter seu desenvolvimento minimizado. Conseguimos isso ao manter nosso cérebro ativo, mantendo suas redes de sinapses ativas. Mas como realizar isso?

Estudos comprovam que existem alguns fatores modificáveis que podem sofrer intervenção para que se previna o Alzheimer, que são eles: baixo nível educacional, hipertensão arterial, deficiência auditiva, obesidade, depressão, inatividade física, diabetes, isolamento social, tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, poluição e lesões traumáticas cerebrais. Esses fatores de risco representam cerca de 40% do potencial de se desenvolver uma demência, por isso é importantíssimo apoio médico multidisciplinar para controlá-los.

Falando efetivamente em como prevenir uma demência, destacamos a principal premissa para prevenir demência e aumentar sua expectativa de vida: Tenha um estilo de saudável! E para se ter um estilo de vida saudável, podemos citar as seguintes orientações:

- Alimente-se bem, com equilíbrio. Busque opções mais saudáveis, menos ultraprocessados, tenha uma dieta orientada por nutricionista, para que as necessidades do seu corpo sejam atendidas!

- Coloque seu cérebro para funcionar! Realize atividades cognitivas, que demandem atenção, raciocínio, concentração, como leitura, jogar damas/xadrez, visitar museus... O terapeuta ocupacional pode auxiliá-lo na definição das atividades que ajudarão seu cérebro a se manter ativo!

- Pratique atividade física com regularidade. Um corpo em movimento vive mais! Estudos comprovam que pessoas que dão 10.000 passos por dia ou mais já conseguem reduzir o risco de desenvolver uma demência. Ou seja, você pode começar com o básico e evoluir para outras atividades, a partir da orientação de um educador físico e/ou fisioterapeuta, por exemplo.

- Faça um bom controle de doenças crônicas, assim você evita que a obesidade, a hipertensão arterial, o diabetes, o colesterol saiam de níveis saudáveis para aqueles que trazem impactos diretos no bom funcionamento do seu corpo. Converse sempre com seu clínico geral, geriatra e demais médicos especialistas sobre as melhores medidas a serem tomadas no seu caso.

- Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e não fume! O álcool e o cigarro podem trazer danos irreversíveis para suas células neurais, além de impactar no bom funcionamento do seu corpo como um todo.

- Não deixe de visitar amigos e familiares, tenha uma vida social ativa! Quando fazemos isso, melhoramos nossa saúde mental, realizamos trocas de ideias, aprendemos com o próximo, trabalhamos nossas memórias, mexemos com o corpo e a mente. Relações sociais saudáveis trazem benefícios para sua mente e diminuem o risco de uma demência.

- Cuide da sua saúde mental, trate/controle ansiedade, depressão, pânico. O apoio profissional de um psicólogo, psicoterapeuta, neuropsicólogo fará a diferença nesse aspecto, afinal, nem sempre conseguimos lidar com as questões que envolvem nossa mente.

Por fim, observamos que para prevenir o Alzheimer, a atenção deve ser voltada para o todo, para a saúde em geral! Os benefícios serão sentidos não só nas questões que envolvem a atividade cerebral, mas do funcionamento do organismo como um todo. Vale a pena ficar atento(a) a essas medidas preventivas!

entre em contato pelo whatsapp