All fields are required.

Close Appointment form
  • Telefone: 11 3459-0381 Whatsapp: 11 99117-1605 Urgências: 11 99153-6003

Notícias

icon
Programa de Reabilitação Vestibular

Objetivo: O programa visa reabilitar pacientes com difusões vestibulares por meio da atuação da equipe multiprofissional.

Profissionais envolvidos: Fisioterapeuta, fonoaudióloga, nutricionista e psicóloga.

Duração: 3 meses

Formato:

  1. Todos os pacientes devem ter encaminhamento médico (pacientes do IL, registro no prontuário é suficiente)
  2. Avaliação dos profissionais envolvidos
    a. Nutrição: 2 atendimentos (intervalo entre elas definida pelo profissional). Anamnese, exame físico, explicação da importância do metabolismo nos quadros vestibulares, orientações específicas para a síndrome vestibular.
    b. Psicóloga: 2 atendimentos (intervalo definido pelo profissional). Avaliação breve dos principais problemas e suas possíveis influências sobre o quadro, orientações gerais, avaliação da necessidade de intervenções específicas (psicoterapia, necessidade de medicação, etc).
  3. Fisio/Fono: 16 atendimentos em 3 meses (2 vezes por semana no primeiro mês, depois 1 vez na semana). A atuação da fonoaudiologia e/ou fisioterapeuta será definida de acordo com a disfunção vestibular identificada após exame otoneurológico, avaliação de equilíbrio, tontura/vertigem. A avaliação fisio/fono irá identificar fatores que iniciam a tontura/vertigem e questionários para avaliação do equilíbrio e marcha: BERG e DGI.
  4. ATENÇÃO especial deve ser dada ao número de vezes que o paciente precisa ir ao IL. Todo o esforço deve ser empenhado para que possa passar pelo maior número de consultas no mesmo dia.
  5. Reunião da equipe: mensalmente todos os casos serão discutidos pela equipe envolvida no programa.
  6. Profissional: o paciente escolherá o horário de atendimento e o profissional será aquele disponível no horário escolhido.
  7. Relatórios:
    a. Inicial: carta padrão informando que o paciente está iniciando o programa (não é necessária para os pacientes do IL)
    b. Final: relatório sumário de todas as áreas envolvidas, com seus diagnósticos, atividades realizadas e como o paciente evoluiu (todos os pacientes).

entre em contato pelo whatsapp