Objetivo: O programa visa reabilitar pacientes com difusões vestibulares por meio da atuação da equipe multiprofissional.
Profissionais envolvidos: Fisioterapeuta, fonoaudióloga, nutricionista e psicóloga.
Duração: 3 meses
Formato:
- Todos os pacientes devem ter encaminhamento médico (pacientes do IL, registro no prontuário é suficiente)
- Avaliação dos profissionais envolvidos
a. Nutrição: 2 atendimentos (intervalo entre elas definida pelo profissional). Anamnese, exame físico, explicação da importância do metabolismo nos quadros vestibulares, orientações específicas para a síndrome vestibular.
b. Psicóloga: 2 atendimentos (intervalo definido pelo profissional). Avaliação breve dos principais problemas e suas possíveis influências sobre o quadro, orientações gerais, avaliação da necessidade de intervenções específicas (psicoterapia, necessidade de medicação, etc). - Fisio/Fono: 16 atendimentos em 3 meses (2 vezes por semana no primeiro mês, depois 1 vez na semana). A atuação da fonoaudiologia e/ou fisioterapeuta será definida de acordo com a disfunção vestibular identificada após exame otoneurológico, avaliação de equilíbrio, tontura/vertigem. A avaliação fisio/fono irá identificar fatores que iniciam a tontura/vertigem e questionários para avaliação do equilíbrio e marcha: BERG e DGI.
- ATENÇÃO especial deve ser dada ao número de vezes que o paciente precisa ir ao IL. Todo o esforço deve ser empenhado para que possa passar pelo maior número de consultas no mesmo dia.
- Reunião da equipe: mensalmente todos os casos serão discutidos pela equipe envolvida no programa.
- Profissional: o paciente escolherá o horário de atendimento e o profissional será aquele disponível no horário escolhido.
- Relatórios:
a. Inicial: carta padrão informando que o paciente está iniciando o programa (não é necessária para os pacientes do IL)
b. Final: relatório sumário de todas as áreas envolvidas, com seus diagnósticos, atividades realizadas e como o paciente evoluiu (todos os pacientes).