All fields are required.

Close Appointment form
  • Telefone: 11 3459-0381 Whatsapp: 11 99117-1605 Urgências: 11 99153-6003

Notícias

icon
O que é osteoporose?

Osteoporose é uma doença crônica em que os ossos tornam-se mais porosos e frágeis, ou seja, ficam com maior tendência a fraturas. Os ossos mais frequentemente fraturados são os da coluna vertebral, do quadril e dos punhos. A perda de massa óssea, na maioria das vezes, é silenciosa e progressiva, não levando a sintomas facilmente identificáveis.

Apesar de ser uma doença comum em idosos, a prevenção deve começar ainda na infância através de um estilo de vida saudável.

Quem têm osteoporose?
Segundo informações da International Osteoporosis Foundation, uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens, acima de 50 anos, sofrerá uma fratura decorrente da osteoporose. Este número muda para uma em cada duas mulheres e um em cada três homens a partir dos 60 anos. Ela pode instalar-se em qualquer idade ou sexo, mas é mais comum em mulheres idosas.

Quais são os sintomas?
Na maioria das vezes, o primeiro sinal de osteoporose é uma fratura. Em alguns casos, pode-se encontrar uma perda de estatura como o único sinal visível de que uma pessoa tem osteoporose e já apresentou fraturas na coluna vertebral. 

Como é considerada uma “epidemia silenciosa” pela ausência de sintomas, os médicos devem orientar a prevenção e realizar exames complementares para o seu diagnóstico precoce.

Quais são as causas?
Muitos fatores de risco podem estar associados à perda óssea e à osteoporose. Alguns deles podem ser modificados, outros não. Mas mesmo aqueles que não podem ser alterados, alertam quem está em maior risco para modificar o estilo de vida na procura de prevenir as complicações da doença.

Fatores de risco que não podem ser modificados:

-Sexo: mulheres são mais acometidas pela osteoporose do que os homens;

-Idade: quanto mais a idade avança, mais aumenta o risco de osteoporose;

-Etnia: mulheres brancas e asiáticas estão em maior risco. Negras e hispânicas têm menor risco;

-História familiar: a osteoporose tem tendência familiar. Caso um membro de sua família tenha osteoporose ou quebre um osso, há uma maior chance de você ter os mesmos problemas;

-Menopausa precoce (antes dos 45 anos): a queda nos níveis de estrogênio acelera a perda óssea nesta fase da vida;

-Uso de medicamentos como corticoides, anticonvulsivantes e alguns medicamentos para a tireoide por longo período de tempo podem diminuir a densidade óssea;

-Baixa estatura;

-História de fraturas prévias;

-Artrite reumatoide;

-Hipogonadismo primário e secundário em homens.

Fatores de risco que podem ser modificados:

-Hormônios sexuais: níveis mais baixos de estrogênio estão relacionados a irregularidades do ciclo menstrual ou à menopausa. Eles podem causar a osteoporose feminina. Os baixos níveis de testosterona podem levar um homem a ter osteoporose;

-Anorexia nervosa: esta alteração do apetite pode estar ligada à osteoporose;

-Ingestão de cálcio e vitamina D: uma dieta com baixa ingestão de cálcio e vitamina D torna mais provável a perda de massa óssea;

-Uso de medicamentos: alguns medicamentos aumentam o risco de osteoporose;

-Nível de atividade física: a falta de exercício físico pode causar fraqueza óssea. O mesmo ocorre com pessoas que ficam acamadas por longos períodos;

-Fumo: os cigarros prejudicam os ossos, os pulmões e o coração;

-Bebidas alcóolicas: a ingestão excessiva de bebidas alcóolicas pode causar perda óssea e quedas;

-Consumo exagerado de café;

-Quedas frequentes;

-Peso corporal abaixo do normal (ou seja, índice de massa corporal abaixo de 18,5 kg/m²).

Como diagnosticar a osteoporose?

A densitometria óssea é o melhor exame para avaliar os seus ossos. Ele pode diagnosticar a osteoporose, checar a força óssea e verificar se o tratamento está sendo adequado.

Procure um médico - um clínico geral, um endocrinologista ou um ortopedista, para orientá-lo sobre a prevenção, odiagnóstico e o tratamento da osteoporose.

Como é o tratamento da osteoporose?

O tratamento inclui:

-Dieta balanceada em cálcio e vitamina D;

-Um plano de exercícios físicos regulares;

-Estilo de vida saudável;

-Medicamentos, quando necessário.

Saiba mais:   http://www.aging.com/osteoporosis-defined-causes-symptoms-and-treatment/

Fontes: Abc.Med / National Institutes of Arthritis and Musculoskeletal and Skin Diseases
International Osteoporosis Foundation (IOF) 

entre em contato pelo whatsapp