All fields are required.

Close Appointment form
  • Telefone: 11 3459-0381 Whatsapp: 11 99117-1605 Urgências: 11 99153-6003

Notícias

icon
Menopausa e doenças cardíacas, entenda sintomas e cuidados necessários

A menopausa é o período em que a mulher sai de sua fase reprodutiva/fértil, quando as menstruações cessam e a possibilidade de engravidar torna-se rara. Ela inicia-se com o climatério, que é a fase em que de transição do período reprodutivo para o não-reprodutivo, por conta da redução da função ovariana, o que desregula e diminui os ciclos menstruais, que cessam por completo.

É um período de muitas mudanças corporais, hormonais, psicológicas e que precisa de um acompanhamento de perto, inclusive de um cardiologista. Principalmente por conta de um aspecto que pode sofrer grandes impactos, que é a saúde do coração.

O coração fica mais vulnerável no período da menopausa e da pós-menopausa por conta da queda dos níveis de estrogênio e da progesterona, sendo o primeiro bastante importante para o funcionamento do coração por conta de seus impactos na hemodinâmica, no metabolismo e na dilatação dos vasos sanguíneos. 

Além disso, durante a menopausa, as mulheres podem enfrentar mudanças em suas rotinas diárias, o que pode levar à diminuição da atividade física e, consequentemente, ao sedentarismo, desencadeando hábitos pouco saudáveis. Junto a essas questões comportamentais, ocorrem alterações no organismo que resultam em um risco aumentado de AVC, infarto e aterosclerose, são elas: aumento nos níveis de LDL e da pressão arterial, obesidade e circunferência abdominal aumentada Todos esses fatores de risco cardiovascular precisam ser levados em consideração e controlados para preservar a saúde do coração.

Além das alterações naturais do período, juntamente com a questão dos hábitos de vida, é importante também observar se o histórico de saúde das mulheres da família. Quando há uma recorrência de obesidade, doenças inflamatórias, autoimunes e cardiovasculares, os riscos são aumentados.

Dentre os sinais que o corpo dá na menopausa de que a saúde do coração pode estar em risco podemos citar: o aumento dos batimentos cardíacos, elevação dos níveis de colesterol ruim, alterações da glicose com o aumento do risco de diabetes,  mudanças de humor e aumento do estresse.

Por conta de tantas mudanças e risco, o acompanhamento médico se faz tão importante nesse período. Toda mulher merece e deve ter um acompanhamento multidisciplinar quando entra na menopausa para que os sintomas do período e os riscos que vem naturalmente com essa fase da vida sejam controlados e tratados. Os riscos chegam, mas é por meio desse acompanhamento, da orientação profissional, da busca de hábitos alimentares e de vida melhores que as chances de desenvolver uma doença cardiovascular na menopausa são diminuídas.

Lembrando sempre que para se ter uma boa saúde e evitar doenças cardiovasculares em qualquer que seja o momento de vida, é importantíssimo ter uma alimentação equilibrada, que pode ser indicada por um nutricionista, ser ativa e praticar exercício físico com regularidade, manter o estresse e a ansiedade controlados com ajuda de um psicólogo/psicoterapeuta, e fazer o acompanhamento de sua saúde num geral com o seu clínico ou geriatra.


 

entre em contato pelo whatsapp