All fields are required.

Close Appointment form
  • Telefone: 11 3459-0381 Whatsapp: 11 99117-1605 Urgências: 11 99153-6003

Notícias

icon
Dicas para manter uma boa MEMÓRIA e COGNIÇÃO durante a pandemia 2

Durante as atividades físicas, pode–se contar os números de 3 em 3 ou trocar os números pelas letras do alfabeto ou meses do ano, para ser um pouco mais desafiante, é possível também falar isso na ordem inversa.

Observar uma imagem ou foto durante 1 minuto e posteriormente, descrevê–la com o maior número de detalhes possível, seja de forma falada ou escrita.

Caso se interesse por jogos: além dos convencionais quebra–cabeças, caça–palavras, sudoku, palavras cruzadas, dominó, labirintos, jogo da memória e jogo das diferenças, há também jogo dos blocos, mahjong, tangram, nonogram, problemas de lógicas, etc... hoje existem diversas opções gratuitas para aplicativos de celular.

Faça cartões individuais com números de 1 a 20 e coloque em um saquinho para serem sorteados. Sugerimos começar com 3 números, repita em voz alta os números sorteados na ordem normal e logo em seguida na ordem inversa.
Exemplo: 5, 7, 1 (ordem normal) e 1, 7, 5 (ordem inversa).
OBS: Isso pode ser realizado também com letras ou palavras diversas.

Selecione coisas com cheiros diferentes e tente adivinhar o que é com os olhos vendados, pode–se utilizar alimentos, perfumes, produtos de limpeza, etc.
OBS: O ideal é que a atividade seja feita em no mínimo 2 pessoas e que tenha um pouco de pó de café para ser cheirado entre um estímulo e outro de forma a neutralizar o olfato.

Procure aprender coisas novas, seja recursos ou jogos no celular/tablet, mexer no computador, uma coreografia de dança, uma nova receita, dobradura, artesanato, jardinagem, na internet existem diversos tutoriais para isso.

Faça uma lista com 20 palavras iniciadas pela mesma letra e depois de 30 minutos tente lembrar o máximo de palavras que conseguir sem olhar a lista. Sugestão: escolher 3 letras por dia.

Faça atividades de rotina de uma forma diferente.
Por exemplo: escove os dentes com a outra mão; inverta os talheres de mão; troque de lugar à mesa do jantar; inverta a ordem de se lavar durante o banho; mude a ordem de vestir suas roupas; saia ou durma do outro lado da cama, etc...

Atividade para 2 pessoas:

selecione objetos que façam barulhos diferentes (cerca de 3 a 5 objetos). Uma pessoa irá tocar os sons em uma sequência de modo que a outra (de olhos vendados), identifique a ordem apresentada.

Evite executar várias atividades ao mesmo tempo, o ideal é que você dedique a sua atenção a uma atividade por vez, assim, certamente o tempo dispendido em determinada tarefa será menor. Cada vez que você troca de atividade, precisa retomar a atenção para saber onde parou e isso também acarreta um maior gasto de energia.


Psicólogo: Breno Bezerra de Andrade
Fonoaudióloga: Sarah Nayumi Nishihira
Diretor clínico: Roberto Dischinger Miranda