All fields are required.

Close Appointment form
  • Telefone: 11 3459-0381 Whatsapp: 11 99117-1605 Urgências: 11 99153-6003

Notícias

icon
Cuidados para os idosos nos dias de calor intenso

O verão deve ser uma das estações  preferida pela maioria das pessoas, mas esses dias de calor intenso podem expor a saúde dos idosos a alguns riscos, principalmente a desidratação. Por isso, são necessários alguns cuidados especiais com alimentação, higiene pessoal e atividades realizadas.  Nessa época do ano, o organismo tende a perder líquido mais rapidamente que o normal, e a falta de hidratação pode causar sérios prejuízos.

OS IDOSOS ESTÃO MAIS SUJEITOS A DESIDRATAÇÃO POR TRÊS MOTIVOS:

O idoso possui, naturalmente, menor porcentagem de água em seu corpo;

O idoso tem sua função renal um pouco comprometida, com menor capacidade de reter líquidos e concentrar a urina;

O corpo do idoso nem sempre acusa a necessidade de ingerir água, por isso ele quase não sente sede.

FIQUE ATENDO AOS SEGUINTES SINAIS DE ALERTA PARA A DESIDRATAÇÃO

Dores abdominais;

Contraturas musculares (câimbras);

Vômito;

Dor de cabeça;

Tontura;

Fraqueza;

Excesso ou falta de suor;

Queda da pressão arterial;

Sintomas neurológicos como irritabilidade, alucinações, perda da consciência;

Confira os cuidados necessários para aproveitar o Verão;

Cuidados para prevenir que seu idoso desidrate

A exposição ao sol

A exposição ao sol é necessária para a reposição de vitamina D, responsável pela suplementação do cálcio, mas o tempo ideal é entre 5 a 10 minutos em braços e pernas e nos horários recomendados. Evitar o período das 10h da manhã até ás 16h da tarde, pelo risco de câncer de pele.

Hidratação

Estimule o idoso a beber água, mesmo que ele não peça ou diga que não está com sede, é comum esquecermos de beber líquidos.  Além da falta de ingestão da água, a desidratação também pode acontecer devido à transpiração excessiva, diarreia, uso de medicamentos diuréticos e vômitos.

Evite atividades extenuantes na parte mais quente do dia (entre as 10h e as 16 h)

Vestuário

Use roupas com tecidos leves e confortáveis: tecidos como o algodão e a malha absorvem melhor o suor já os sintéticos dificultam a transpiração. Escolha roupas de cores claras, porque elas refletem a luz e também ajudam no processo de transpiração. Use filtro solar, chapéu ou boné ao sair no sol

Alimentação

Uma das principais causas por trás dos quadros de vômitos e diarreias em idosos nessa época do ano são os alimentos! Por causa do calor intenso, os alimentos estão sujeitos a estragar mais facilmente, devido à contaminação por bactérias.

Antes de preparar alguma refeição ou descascar uma fruta, lembre-se de lavar muito bem as mãos. Além disso, após o consumo, guarde todo alimento perecível que sobrou dentro da geladeira, muito bem tampado.

Alimente-se com uma frequência de 3h em 3h

Evite tomar cafeína e álcool, pois são bebidas que contribuem para desidratação.

Medicamentos só com prescrição médica

Remédios diuréticos podem provocar grande desidratação em idosos, pois provocam uma perda excessiva de líquidos. Além disso, os antiinflamatórios também podem causar agravamento nos quadros de insuficiência renal, quando o idoso está desidratado. Já os remédios vasodilatadores, usados para hipertensão, podem causar uma brusca queda de pressão. Por isso, somente use esse tipo de medicamento quando indicado por um médico.

Infecções respiratórias

As infecções respiratórias são muito comuns nessa época do ano por causa das oscilações bruscas de temperatura. Mudar de um ambiente quente para um ambiente refrigerado pode ajudá-lo a se refrescar por um instante, mas pode se tornar um grande perigo para a saúde.

O cuidado com a manutenção de aparelhos de ar-condicionado deve ser redobrado, realizando periodicamente a troca de filtros. Opte por manter as janelas abertas ou comprar circuladores de ar, que são mais eficientes e apresentam menos perigo para a saúde pulmonar do idoso.

O que fazer em caso de desidratação

Se houver suspeita de alguma doença relacionado ao calor (hipertermia, insolação, intermação ou choque pelo calor), é recomendado mover a pessoa para um lugar fresco (de preferência com ar condicionado), deita-la para que repouse, remover roupas apertadas e desconfortáveis, oferecer água se a pessoa estiver consciente e procurar ajuda médica o mais rápido possível.

entre em contato pelo whatsapp