É possível preparar uma ceia saudável, garantindo cor, sabor e mais saúde à mesa. Lembrando que não deve existir proibição alimentar, mas sim moderação no consumo dos alimentos!
Seguem abaixo algumas dicas nutricionais para essa época do ano:
- Inicie o planejamento da ceia com antecedência e elabore o cardápio antes de ir às compras. Conte o número de convidados, calcule as quantidades necessárias e faça a lista de ingredientes.
- Prefira as carnes brancas, como frango e peru. Prefira os assados ou grelhados e retire a pele. Inove e inclua peixe como uma das opções. Tender e pernil são carnes com mais gordura saturada, sódio e colesterol...por isso, modere!
- Não há necessidade de seguirmos uma receita à risca, podemos e devemos tentar reduzir a quantidade de sal e principalmente de gorduras (óleos, manteigas e margarinas). Para acompanhar, fuja de molhos à base de maionese e creme de leite.
- Cuidado com preparações como a farofa, rica em gordura. DICA: A farinha pode ser torrada em forno convencional e, posteriormente, adicionada aos demais ingredientes, como cebola e alho, azeitona, ovo cozido, cogumelos, uva passa ou banana passa, evitando assim fritá-la.
- Saladas coloridas, compostas por vegetais crus e/ou cozidos no vapor, são ótimas opções de entradas para as Festas de final de ano. Uma dica para torná-las mais atraentes é acrescentar amêndoas, nozes e castanhas, além de sementes ricas em gorduras poli-insaturadas (gorduras do bem), como chia, semente de girassol e linhaça;
- Use e abuse dos condimentos naturais. Temperos como noz moscada, hortelã, canela, alecrim, manjericão e orégano são algumas opções. É possível preparar molhos especiais para acompanhar a sala, as carnes e demais preparações, diminuindo o teor de gordura saturada, sódio e calorias. Um exemplo é a preparação de um molho cítrico a base de limão, alho e azeite de oliva, além da leve combinação de iogurte desnatado e hortelã;
- Na sobremesa, dê preferência às frutas frescas como opções aos doces natalinos tradicionais, tais como o panetone, chocotone e a rabanada. Apesar de muito tradicional, a rabanada pode ter versões bem menos calóricas, que ao invés de frita pode ser preparada assada.
- As frutas frescas são sempre mais indicadas, uma vez que preservam maior quantidade de vitaminas, água e são ótimas opções para as sobremesas.
- Outro cuidado nesse período do ano são as bebidas alcoólicas. Calóricas e normalmente acompanhadas de aperitivos também calóricos, devem ser consumidas com moderação. Cuidado com os coquetéis, pois eles utilizam muito açúcar, leite condensado, licores e álcool.
- Águas saborizadas e refrescos a base de água com gás e frutas, sem adição de açúcar, também são boas opções para brindar!
- Não abandone os exercícios físicos nesta época do ano! Fça caminhadas, dance, vá a academia, enfim, mexa-se!
Lembre-se que essa época do ano é especial por diversos motivos, refletindo união, renovação, esperança e alegrias. A ceia tem, sem dúvida alguma, um papel afetivo e social, mas é somente um dos itens - entre tantos – a serem vividos neste período!
Boas Festas!
Maristela Strufaldi e Thais Farhat de Siqueira
Nutricionistas do Instituto Longevità