All fields are required.

Close Appointment form
  • Telefone: 11 3459-0381 Whatsapp: 11 99117-1605 Urgências: 11 99153-6003

Notícias

icon
A dieta vegetariana tem benefícios anti-hipertensivos

A dieta DASH, desenvolvida inicialmente para controle da pressão alta, parece reduzir também o risco de doenças renais.

Segundo um estudo patrocinado pelo governo americano, e publicado recentemente, consumir uma dieta de estilo DASH foi associado com menor risco de doença renal independente das outras características dos pacientes. Em contrapartida o consumo de carne vermelha e carne processada elevou esse risco. Em conclusão, o artigo esclarece que manter padrões alimentares saudáveis??, tal como a dieta DASH, pode ser benéfico para a prevenção de doença renal.

A nutricionista Thais Siqueira, explica que a dieta DASH é caracterizada pelo consumo baixo de gorduras, uso regular de laticínios magros, uma variedade de legumes e verduras, assim como algumas castanhas. 

A dieta vegetariana tem benefícios anti-hipertensivos mesmo com obesidade abdominal

A adesão de uma dieta vegetariana pode proteger contra a hipertensão arterial (HAS), independentemente do estado de obesidade do paciente, é o que diz um estudo publicado recentemente. Em comparação com não vegetarianos, os vegetarianos tinham uma redução de um terço no risco de desenvolver hipertensão. Em média, sua pressão arterial sistólica era 3,3mmHg mais baixa do que nos não vegetarianos e a diastólica 1,5mmHg menor.

Um outro estudo, de Taiwan, pesquisou, entre os anos de 1994 e 2008 essa relação da hipertensão com dieta vegetariana. Os pesquisadores compararam cada vegetariano com 5 não vegetarianos por idade, sexo e local de estudo. Foram analisados 4109 adultos não-fumantes por um período médio de 1,61 anos. O principal resultado foi incidente da hipertensão arterial (HAS). Porém nesse estudo a maioria dos participantes tinham apenas uma única visita de acompanhamento e as descobertas podem ser limitadas se compararmos com populações de fora de Taiwan. Os investigadores também usaram glicemia de jejum como um substituto para a resistência à insulina, o que pode também afetar os resultados finais. Mas como conclusão, pode-se dizer que a hipertensão arterial é uma doença associada à morbidade e mortalidade cardiovascular.

Referência do artigo

Rebholz CM, Crews DC, Grams ME, Steffen LM, Levey AS, Miller ER 3rd, Appel LJ, Coresh J. DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) Diet and Risk of Subsequent Kidney Disease. Am J Kidney Dis. 2016 Aug 1 [Epub ahead of print]. doi: 10.1053/j.ajkd.2016.05.019. PMID: 27519166

entre em contato pelo whatsapp