Fisioterapia
A Fisioterapia é uma das profissões da área da saúde que contribui para prevenção e promoção de saúde, diagnóstico, tratamento de seqüelas e invalidez.
Formas de Tratamento
Os recursos comumente usados pelos fisioterapeutas são os exercícios e as técnicas terapêuticas – como os exercícios de flexibilidade, de relaxamento muscular, de fortalecimento muscular, de equilíbrio, de coordenação, de condicionamento cardiovascular, técnicas respiratórias e outras como a Reeducação Postural Global (RPG), iso-strechting, Facilitação Neuro-propriocetiva, Pilates dentre outras.
Há também os recursos eletroterápicos, termoterápicos e hidroterápicos, que são aparelhos que auxiliam na melhora de tendinites, de bursites e de outros quadros inflamatórios, pós-operatório de fraturas e cirurgias dermatológicas e demais condições musculares e ósseas.
Doenças como Diabetes Mellitus, obesidade, Acidente Vascular Encefálico (“derrame”), Parkinson, osteoartrite (“artrose”), fibromialgia, fraturas, tendinites, bursites, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) dentre outras, trazem sérias complicações para o paciente e também para as pessoas mais próximas a este - como cônjuge, filhos, netos e cuidadores. São em situações como estas que a fisioterapia vem a contribuir na melhor recuperação das condições físicas do paciente.
Locais de Atuação
Empresas: Auxilia na adequação do local de serviço e previne situações desfavoráveis para o trabalhador.
Atendimento individual ou em grupo: É o atendimento individual ou a grupos especiais.
Atendimento domiciliário: Para as pessoas que não possuem condições de se locomover adequadamente.
Instituições geriátricas: Elaboração de estratégias individuais ou em grupo para manter ou recuperar a condição física e funcional dos idosos residentes.
Hospitais: Atua em todas as fases da internação, desde a unidade de terapia intensiva até o momento da alta hospitalar.
Dermato-funcional (estética): Atua no pré e pós-operatório de cirurgias de face, abdome, pernas e demais condições.
Desportiva:: No atendimento imediato ou após a ocorrência de lesões decorrentes da prática esportiva.
Fisioterapia em geriatria e gerontologia:: É o atendimento especializado a idosos. Pode-se realizar um trabalho de prevenção ou de reabilitação em idosos portadores de incapacidades físicas ou dificuldades em realizar atividades do dia-a-dia.
Há também abordagens específicas para pacientes que sofrem de dor crônica, que possuem alterações posturais - como cifose, escoliose, hiperlordose e hipercifose-, que sofrem de Lesões por Esforços Repetitivos (LER/DORT) e aqueles que apresentam falta de condicionamento físico.