All fields are required.

Close Appointment form
  • Telefone: 11 3459-0381 Whatsapp: 11 99117-1605 Urgências: 11 99153-6003

Especialidades Médicas

Enfermagem

Enfermagem

A enfermagem do Instituto Longevità atua para que as dificuldades relacionadas aos problemas de saúde sejam minimizadas, valorizando também a participação da família na prevenção e promoção da saúde, na qualidade de vida e não apenas no tratamento de doenças.  Em suma, a enfermagem do Instituto Longevità pode ser vista como parceiro nos cuidados ao cliente.

A enfermeira é a profissional que atua diretamente ao lado do médico, com o intuito de acolher o paciente com uma visão global do indivíduo. Dentre às inúmeras possibilidades de atuação, é o enfermeiro o profissional com qualificação técnica para facilitar o dia-a-dia do indivíduo idoso e seus familiares e cuidadores.

A enfermeira está inserida na equipe multidisciplinar na qual ela tem o papel de facilitadora da comunicação entre os membros da equipe, que tem como objetivo comum a prevenção de problemas, a promoção de conforto físico e psíquico e a diminuição da dependência do idoso.

As atividades da enfermagem consistem em:

Consulta de enfermagem: permite a avaliação, o planejamento e a organização dos cuidados e a orientação de um plano de assistência ao idoso. Como por exemplo:

- Organizar uma rotina diária de alimentação (qual o melhor horário das dietas), respeitando o ciclo de sono e outras atividades do indivíduo.

- Inserir nessa rotina a melhor hora de administrar a medicação (antes, depois ou durante as refeições).

- Ajudar a criar a rotina de banho, curativos, descanso e atividades como fisioterapia, lazer, etc. 
 

Gerenciamento de casos crônicos: Tem como objetivo assistir a pacientes de alta complexidade, como portadores de múltiplas doenças, com uso de número grande de medicamentos, com grau de dependência motora limitante.

- Nesse contexto, a enfermagem pode auxiliar em visita domiciliar, nas mesmas rotinas propostas na Consulta de Enfermagem.
 

Como Prevenir Feridas: As lesões de pele são freqüentes no idoso, pois sua pele é mais sensível ao atrito e à pressão do próprio peso corporal. Com a utilização de recursos adequados, é possível diminuir significativamente o tempo de cicatrização das lesões, o sofrimento do paciente e o custo do tratamento.

- O enfermeiro está capacitado à orientar cuidados de prevenção de ferida, hidratação adequada da pele e mudanças de posição ao longo do dia.

- Realiza e/ou orienta familiar e cuidador como realizar curativos no domicilio de forma adequada, respeitando as características de cada tipo de ferida.
 

Autocuidado: As atividades de vida diária (AVDs) são as atividades que a pessoa realiza o cuidado da parte física e fisiológica como:

- Alimentar-se, banhar-se, higiene bucal, usar o toalete, vestir-se e deambular.

O paciente com alguma condição de doença crônica, geralmente pode apresentar déficits nas (AVDs). Muitas dessas complicações podem ser previsíveis e evitadas.

- O enfermeiro irá orientar pacientes, familiares e cuidadores quanto à adoção de medidas preventivas para diminuir os agravos, manter a  funcionalidade e  melhorar a qualidade de vida.
 

Medicamentos: Os estudos evidenciam que o uso incorreto de medicamentos em idosos é uma das principais causas de complicações graves como internações e até mesmo a morte.

- Primeiramente é realizada uma avaliação completa do contexto familiar e da complexidade terapêutica, para identificar, planejar e orientar as principais dificuldades.

- Serão sugeridas as mudanças e adaptações necessárias que possam favorecer a adesão ao tratamento, visando diminuir complicações da interação medicamentosa e até os custos.
 

Assistência ao Diabético: Pacientes diabéticos estão mais sujeitos a possíveis complicações, que muito influenciam na qualidade de vida destas pessoas. A enfermagem está preparada para facilitar o início do tratamento como:

- Insulinização – A enfermagem auxilia o início da terapia com insulina, orientando os locais adequados para aplicação;

- Glicemia capilar - é extremamente importante no controle dos níveis de glicose (açúcar). Um dos seus objetivos mais importantes é manter os níveis de glicose próxima ao indicados pelo seu médico.

- Cuidado com os pés - A úlcera de pé, ou pé diabético, é uma das causas mais importantes de incapacidade nas pessoas portadoras de Diabetes Mellitus.

- A enfermagem vem ajudar orientando quanto ao cuidado com os pés, unhas e hidratação, dá também orientações gerais alimentares, em complementação à terapia proposta pelo Nutricionista
 

Sondagens: As sondas são dispositivos auxiliares que podem ser para alimentação ou eliminação de resíduos como a urina.

- Sondagem Nasogástrica: Utilizada com finalidade de alimentação, quando por alguma razão o paciente não pode utilizar a boca no processo de digestão.

- Sonda de Gastrostomia: dispositivo também para a alimentação e medicação, inserido cirurgicamente direto no estômago ou jejuno.

- Sondagem Vesical: Quando a urina não pode ser eliminada naturalmente, deve ser drenada artificialmente através de sondas ou cateteres que podem ser introduzidos diretamente na bexiga, ureter ou pelve renal.

- A enfermagem está habilitada a realizar a passagem desses dispositivos, além de orientar seu uso correto, sua manutenção e higiene.